ERA DA TECNOLOGIA E O FIM DO EMPREGO - 18/10/2008
Hidrogênio... se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro, eu diria: "Aprenda mais sobre Hidrogênio". Está cientificamente provado: o Hidrogênio vai substituir o Petróleo ao redor do mundo. Os demais conselhos que dou baseiam-se unicamente em minha visão e de meus amigos com mais de quarenta anos. Aqui vai o conselho: Trabalhe com inteligência e desfrute mais tempo junto de sua família. Lembre-se: a Era Industrial acabou com o trabalho escravo e a Era da Tecnologia dará fim ao emprego. Você só vai compreender que a máquina tirou seu emprego quando tiver sido demitido, pois você não é insubstituível. Mas acredite em mim: você não está sozinho!
Se você estiver fazendo alguma coisa agora, não se preocupe com o futuro. Mas a raça humana está desempregada e vive com menos de dois dólares; um terço da humanidade não tem eletricidade e nunca deu um telefonema; quase 1 bilhão de pessoas sem emprego, dentro de uma terra de oportunidades!
Estude! A Era da Informação chegou. Não seja irresponsável com a sua educação. Novas e sofisticadas tecnologias aproximarão cada vez mais a civilização de um mundo praticamente sem trabalhadores. Fique esperto! Trabalhadores mais velhos, presos entre um passado próspero e um futuro sombrio, sentem-se cada vez mais encurralados por forças sobre as quais têm pouco ou nenhum controle.
Comemore suas vitórias; esqueça as derrotas! Se você conseguir fazer isto me diga como! Valorize sua experiência. Tente esconder a sua carteira de trabalho. Atualize-se! Não é sua culpa se o mundo está mudando tão depressa. Empresas ansiosas por reduzir custos e melhorar margens de lucro têm substituído o trabalho humano a um rítmo acelerado. Cuidado com a reengenharia.
Seja gentil com seus amigos: você vai precisar deles quando não houver mais trabalho. Talvez você perca o emprego, talvez não. Talvez a globalização te alcance, talvez não. Talvez você domine as novas tecnologias, talvez você seja bem sucedido. Aprenda com as suas derrotas e permaneça humilde em suas vitórias. Afinal de cada dia, escreva em seu diário: fizemos progresso!
Use o computador da maneira que puder: ele pode ser seu maior inimigo, ou seu melhor amigo. Como inimigo, reduz salários e empregos; como amigo, pode ser o melhor instrumento que você possuirá.
Pense: o agricultor foi substituído por um robô; na fabricação de automóveis substituíram quatro operários por um robô; a recepcionista e a secretária foram substituídas eletronicamente; bancos e seguradoras substituíram milhões de vozes humanas por atendimento eletrônico. Ninguém mais está seguro! Selecione as notícias que você lê. Não dê importância a todas, pois muitas delas só irão deixá-lo mais deprimido.
Saiba entender a mudança: vamos parar de usar papel da mesma forma como paramos, um dia, de usar o cavalo. Aprenda com seus problemas: eles são seus melhores amigos do passado e, provavelmente, o seu passaporte para o futuro.
Esqueça os empregos, mas guarde os amigos: há um punhado deles preciosos, que você tem que guardar com muito carinho! Trabalhe duro para vencer os obstáculos da vida. Profissões desaparecerão. Ainda assim o mundo ficará mais inteligente e mais barato. Nossos filhos não conhecerão o som original de um piano ou violão - culpa dos sintetizadores [eletrônicos], os "músicos de silício".
Visite o bairro mais rico de sua cidade; visite o bairro mais pobre de sua cidade. Decida: em qual dos dois você quer morar? Aceite algumas verdades: a Classe Média vai desaparecer! Empresários perdem seus negócios; executivos estão sendo demitidos e esperam em casa, assistindo a novelas, bebendo, arrumando a casa, tomando conta dos filhos, aguardando uma ligação... que nunca virá.
Não se preocupe com o futuro ao ponto de ficar triste. Senão, quando tiver quarenta anos, vai ficar com a aparência de oitenta. Tenha cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos. Mas seja paciente com elas! Você precisa saber: dinheiro sem o tempo significa estupidez; e tempo sem dinheiro significa falência.
A estrada para o futuro está a sua frente: de um lado o fim dos empregos; do outro, a terra das oportunidades! Porém, se conselhos fossem bons seriam vendidos. Mas acredite em mim quando eu falo: APRENDA MAIS SOBRE HIDROGÊNIO.
__________________