terça-feira, 14 de junho de 2011

VILA SÃO JOSE EM 2011

PROJETO CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS - VILA SÃO JOSÉ

QUEM SOMOS ?
Somos alunos da Escola Muncipal Ignácio de Andrade Melo, cursando o 7º, 8º e 9º ano e moradores da Vila São José e nas suas imediações. Somos privilegiados uma vez, muitos de nós, morávamos na antiga vila São José. Como o Projeto Aceleração do Crescimento - PAC e Vila Viva do Governo Federal, tivemos o início da retirada dos antigos e novos moradores para posterior reasentamento em apartamentos construídos no mesmo espaço com verbas cedidas pelo governo Federal.

O QUE QUEREMOS FAZER ?
Vamos realizar um trabalho em grupo, procurando desenvolver uma metodologia de percepção, reconhecimento e apropriação dos espaços utilizando como suporte as novas tecnologias de informação e de comunicação. Neste primeiro semestre realizaremos passeios pelo Bairro São José, verificando, através dos nossos sentidos como estão suas ruas, suas praças, área de lazer, os apartamentos, as áreas verdes e a ocupação dos espaços pelos moradores. O registro será feita pela observação, com produção de textos, tiragem de fotos, entrevistas, mapeamento e depoimentos.

QUAL PROBLEMA QUEREMOS SUPERAR ?
Através dessa ação, pretende-se montar um conjunto de fatos e idéias que culminam com a elaboração de um documento sobre a realidade do bairro hoje, tentando estabelecer um contraponto com tudo o que era a vila São José nos primeiros anos de sua fundação.
Ocorre que nos anos de 2003 a 2007 conseguimos junto a um grupo de alunos e moradores resgatar a História de construção da Vila São José, seu início, como era este espaço e em que circunstâncias se deu a sua ocupação, além da fundação da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo em um terreno doado pelo Senhor Ignácio de Andrade Melo, daí o nome da Escola. Como os dados coletados, entrevistas e depoimentos de vários e significativos moradores, foi possível criar uma memória do Bairro, muito bem registrada no blog vilanossanossavila@blogspot.com que pode ser5 acessado pelas pessoas quando navegando em rede. É com grande satisfação que tornamos público este acontecimento: 4 anos de pesquisas e registros para construir 33 anos da fundação de um aglomerado. E hoje somos testemunho do fim desta vila e o recomeço de um bairro, o bairro São José com todo o suporte para habitação e infraestrutura essencial a uma moradia com dignidade.: são pátios livres, áreas verdes, apartamentos , corredores, ruas e passeios que favorecem o livre trânsito das pessoas. Para os moradores é uma mudança significativa, pois saíram de um reduto de casebres, tapuas e aglomerados, com seus becos, ruelas, pinguelas, sem nenhuma infraestrutura de saneamento para uma habitação mais digna, direito de qualquer cidadão. Registrar isso faz parte da história. Aliás, é a continuidade da história. E nós, somo parte desta história.

PARA QUE ?
Um dos fatores que mais nos chama a atenção é o fato de que nesse novo ambiente, nessa nova organização de prédios e apartamentos implica para esse morador o reconhecimento de novas formas de relacionamentos entre pessoas e coisas. Sabe-se das regras impostas pela convivencia em grupo, dos limites impostos, dos contratos na relações, da ética própria do ser humano, dos valores implictos, enfim , de uma questão de direitos e deveres para todos, sem distinção de classe, sexo, cor, etnia ou preferencias. Entender como isto se dá e como cada um administra isso nesse novo espaço é fundamental para a manutenção da ordem. E a violência ? A que ponto anda ? E os reflexos no padrão de vida, em que foi afetado ? Ou não afetou ? De onde estou para onde vou ? E o sentimento de pertencimento, a estima das pessoas? Como se vêm e como vêem o mundo ? Como são vistas pelos vizinhos que ali já estavam muito antes da apropriação deste espaço ? São muitas questões que, somente através da compreensão e do discernimento de como é viver neste novo espaço, associado ao cobhecimento do contexto ao qual estão inseridos é que somos capazes de atuar e promover ações satisfatórias para um povo que sempre se viu excluído e à mercê da sociedade.
Em assim sendo, agregaremos mais informações , possibilitando a complementação e a juda na tentativa de entender este lugar como um lugar bom, onde vivem, crescem e evoluem pessoas.

COMO VAMOS CONCRETIZAR O PROJETO ?
São alunos de 4 salas de aula, num total de aproximadamente 80 alunos. Serão divididos em 4 grupos, que, orientados pelos professores Assis, Jacqueline, Andréa e Lenilda farão um levantamaneto do imaginário sobre os entornos da escola. O registro dessa atividade se dará na produção de textos, desenhos, mapas dos trajetos por eles percorridos e discussões sobre o que eles observaram.
Num segundo momento, estes mesmo grupos partem para a percepção primária do espaço, anotando suas impressões e confecionando novos mapas a partir de suas caminhadas.
Em sala de aula deverão comparar o imaginário inicial e o material desenvolvido a partir da percepção primária individual.
No segundo semestre faremos mural de fotografias, maquetes , entrevistas e busca de depoimentos, quando então todo o material produzido poderá ser exposto na escola para apreciação dos demais alunos e moradores da Vila São José.

2 comentários:

VILA NOSSANOSSAVILA disse...

Parabéns galera do Ignácio. Que tal buscar a origem do nome de cada prédio ? E o número de famílias assentadas ? O que ocorreu com as pessoas que não aceitaram ficar com os apartamentos ? Como está o andamento da Av. Pedro II ?
É possivel saber se teremos áreas de lazer ou centros de recreação neste espaço ?

VILA NOSSANOSSAVILA disse...

É isso ai. Acredito que o envolvimento de todos é que dará o grande "it" no Projeto. Muita força para todos.

Total de visualizações de página

BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

PRAZER EM RECEBÊ-LO COMO VISITANTE.



APÓS NAVEGAR PELAS IMAGENS E TEXTOS, APROVEITE E DEIXE UM COMENTÁRIO. E TAMBÉM, FAÇA UMA AVALIAÇÃO DURANTE SUA VISITAÇÃO .



É MUITO BOM SABER QUEM É VOCÊ !



juassis.blogspot.com; http://oficinaredele.blogspot.com

Loading...

Quem sou eu

Minha foto
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Seduc) já está com inscrições abertas para as turmas de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Fundamental para o ano letivo de 2012. São 300 vagas em diversas unidades escolares de Contagem. Essa modalidade educativa que atendeu a 4 mil 414 estudantes em 2011, tem como objetivo assegurar o acesso à educação escolar a jovens a partir de 15 anos, bem como adultos e idosos que, por razões diversas, não tenham frequentado ou concluído o ensino básico. A oferta do EJA em Contagem, desde 2005, reafirma o compromisso da administração municipal com a proposta de garantir a formação escolar à população, de forma ampla.

Uma realidade na vila São José

Uma realidade na vila São José
Porcos se misturando ao lixo

Projeto Cartografias

Projeto Cartografias
Alunos realizando a observação da vila São José

Projeto Cartografias

Projeto Cartografias
Alunos se preparando para a deriva

Atendimento aos pais

Atendimento aos pais
Vice-Diretora Shyrlene e uma mãe de aluno

Histórias da Nossa Terra

Histórias da Nossa Terra
Projeto desenvolvido pelas Professoras Márcia, Regina e Cláudia

Maquetes

Maquetes
Predinhos da Vila São José

maquete da EMIAM

maquete da EMIAM
Maquete feita pelas Alunas Sabrine, Bárbara e Bianca

Vice-Diretora Shyrlene - 2006-2008

Vice-Diretora Shyrlene - 2006-2008
Esta é Shyrlene, nossa Vice-Diretora da Escola

Diretora da Escola Municipal Ignácio de A. Melo

Diretora da Escola Municipal Ignácio de A. Melo
Esta é a atual Diretora da Escola, Suzana

Nossa Escola em 2006

Nossa Escola em 2006
No ano de 2006 a escola foi toda pintada na cor amarela.

Professor Assis

Professor Assis
Numa visita á Fundação zooBOTÂNICA

IGREJA SÃO THIAGO MAIOR

IGREJA SÃO THIAGO MAIOR

Mostra Plural

Mostra Plural
Exposição dos trabalhos do Projeto Cartografias

Colírio para os olhos

Colírio para os olhos
Loading...

O que mais lhe chamou a tenção em nosso blog ?

Que bom falar com você !

Seja Bem-vindo ao nosso blog. Esteja a vontade para navegar, pesquisar, visualizar e comentar.
Sua contribuição para o blog é muito importante.
Todosd os dias, estamos navegando pelo blog e registrando os comentários que são feitos.
UM ABRAÇO
Administrador e alunos da EMIAM

Coleta seletiva de lixo

Coleta seletiva de lixo
Pastoral da Criança da Vila São José acolhe crianças da vila num projeto de educação e meio ambiente, envolvendo a coleta de garrafas pet,

reforma da escola - ano de 2004

reforma da escola - ano de 2004

Professora Vania vestida de papai Noel

Professora Vania vestida de papai Noel
De surpresa, sem que ninguém esperasse a Professora Vania, 2º ciclo aparece vestida de papei noel, para alegria de toda a criançada

O SOM DO CORAÇÃO

  • ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
  • AMOR ALÉM DA VIDA
  • AVATAR
  • EM BUSCA DA FELICIDADE
  • ESCRITORES DA LIBERDADE
  • IRMÃO SOL IRMÃ LUA
  • MAMMA MIA