Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo
Aniversário de 19 anos de fundação
Projeto CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS
Professores Envolvidos: Mary Gomes Diniz
Lenilda Mendes Souza e Souza
Edna Nogueira
José de Assis Silva
Turmas envolvidas: Alunos do 3º ano do 2º Ciclo
Alunos do 3º ciclo – Turno da Manhã
Período – Todo o ano de 2007
Culminância – Dezembro de 2007 –
Exposição na Mostra Cultural do EMIAM
JUSTIFICATIVA
No ano de 2007, a EMIAM , coordenados pelos professores Assis, Mary, Lenilda e Edna desenvolvem o Projeto CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS, com os alunos do 2º e 3º ciclo do turno da manhã.
O PROJETO CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS propõe a realização de mapeamentos dos espaços com uso das novas tecnologias da informação e comunicação – NITC’S – através da realização pelos alunos de registros com câmeras de vídeo, câmeras fotográficas e gravadores de som digital, além dos registros escritos, desenhos e outros, visando o reconhecimento e apropriação dos espaços, bem como a realização de formas de mapeamento, onde são acionados diversos sentidos a partir dos quais aprende-se a diversidade que caracteriza e constitui os lugares.
OBJETIVO
Propiciar ao nosso aluno do ensino fundamental buscar conhecer a vila onde mora, seus espaços, seus pontos referenciais e principalmente, auxilia-lo na percepção de que, são muitos os lugares nos quais estabelecem seus relacionamentos e a importância que estes lugares e espaços estabelecem em suas vidas.
ATIVIDADES
1 – Realização de derivas com itinerário previamente estabelecido pelos alunos autores;
2 - Fotografar os alunos e lugares durante a realização da deriva ;
3 – Anotações das impressões visuais, táteis e olfativas;
4 – Elaboração de mapas mentais com o uso da ferramenta GIMP;
5 – Pesquisa na internet da história da Vila São José;
6 – Visita aos moradores da vila, buscando depoimentos pessoais
7 – Entrevista com uma das moradoras mais antigas da Vila
8 – Pesquisa com professores e funcionários da Escola sobre o começo do funcionamento da Escola;
9 – Montagem dos painéis contendo entrevistas com moradores;
10 – Solicitação dos alunos de documentos, fotos antigas e relíquias que remontam a origem da vila São José;
11 – Montagem de três painéis com fotos da vila e de espaços para exposição da MOSTRA PLURAL;
12 – Confecção de um banner sobre o Projeto;
13 – Depoimentos dos nossos alunos sobre a sua percepção do bairro e da Escola, com fotografia dos depoentes;
14 – Montagem de várias maquetes ( 28 ) sobre o processo de reassentamento das famílias, da escola e da vila São José. Cada maquete tem o seu autor e o que ela representa;
15 – Fotografias dos principais pontos e lugares da vila São José que deixarão de existir em função das obras realizadas pela prefeitura com verbas do PAC;
16 – Montagem e criação de apresentação em ppt e VCD sobre as atividades propostas;
17 – Usando cola, tesoura, papel kraft, pinceis e diversas e revistas, os alunos montam cartazes sobre a vila que querem .
A culminância deste Projeto se dará em dezembro de 2007. Apoiados pela Direção da Escola, os professores decidem pela exposição do material no interior da escola para apreciação dos demais alunos e pela comunidade à qual a escola está inserida.
Aniversário de 19 anos de fundação
Projeto CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS
Professores Envolvidos: Mary Gomes Diniz
Lenilda Mendes Souza e Souza
Edna Nogueira
José de Assis Silva
Turmas envolvidas: Alunos do 3º ano do 2º Ciclo
Alunos do 3º ciclo – Turno da Manhã
Período – Todo o ano de 2007
Culminância – Dezembro de 2007 –
Exposição na Mostra Cultural do EMIAM
JUSTIFICATIVA
No ano de 2007, a EMIAM , coordenados pelos professores Assis, Mary, Lenilda e Edna desenvolvem o Projeto CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS, com os alunos do 2º e 3º ciclo do turno da manhã.
O PROJETO CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS propõe a realização de mapeamentos dos espaços com uso das novas tecnologias da informação e comunicação – NITC’S – através da realização pelos alunos de registros com câmeras de vídeo, câmeras fotográficas e gravadores de som digital, além dos registros escritos, desenhos e outros, visando o reconhecimento e apropriação dos espaços, bem como a realização de formas de mapeamento, onde são acionados diversos sentidos a partir dos quais aprende-se a diversidade que caracteriza e constitui os lugares.
OBJETIVO
Propiciar ao nosso aluno do ensino fundamental buscar conhecer a vila onde mora, seus espaços, seus pontos referenciais e principalmente, auxilia-lo na percepção de que, são muitos os lugares nos quais estabelecem seus relacionamentos e a importância que estes lugares e espaços estabelecem em suas vidas.
ATIVIDADES
1 – Realização de derivas com itinerário previamente estabelecido pelos alunos autores;
2 - Fotografar os alunos e lugares durante a realização da deriva ;
3 – Anotações das impressões visuais, táteis e olfativas;
4 – Elaboração de mapas mentais com o uso da ferramenta GIMP;
5 – Pesquisa na internet da história da Vila São José;
6 – Visita aos moradores da vila, buscando depoimentos pessoais
7 – Entrevista com uma das moradoras mais antigas da Vila
8 – Pesquisa com professores e funcionários da Escola sobre o começo do funcionamento da Escola;
9 – Montagem dos painéis contendo entrevistas com moradores;
10 – Solicitação dos alunos de documentos, fotos antigas e relíquias que remontam a origem da vila São José;
11 – Montagem de três painéis com fotos da vila e de espaços para exposição da MOSTRA PLURAL;
12 – Confecção de um banner sobre o Projeto;
13 – Depoimentos dos nossos alunos sobre a sua percepção do bairro e da Escola, com fotografia dos depoentes;
14 – Montagem de várias maquetes ( 28 ) sobre o processo de reassentamento das famílias, da escola e da vila São José. Cada maquete tem o seu autor e o que ela representa;
15 – Fotografias dos principais pontos e lugares da vila São José que deixarão de existir em função das obras realizadas pela prefeitura com verbas do PAC;
16 – Montagem e criação de apresentação em ppt e VCD sobre as atividades propostas;
17 – Usando cola, tesoura, papel kraft, pinceis e diversas e revistas, os alunos montam cartazes sobre a vila que querem .
A culminância deste Projeto se dará em dezembro de 2007. Apoiados pela Direção da Escola, os professores decidem pela exposição do material no interior da escola para apreciação dos demais alunos e pela comunidade à qual a escola está inserida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário