terça-feira, 14 de junho de 2011
VILA SÃO JOSE EM 2011
PROJETO CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS - VILA SÃO JOSÉ
QUEM SOMOS ?
Somos alunos da Escola Muncipal Ignácio de Andrade Melo, cursando o 7º, 8º e 9º ano e moradores da Vila São José e nas suas imediações. Somos privilegiados uma vez, muitos de nós, morávamos na antiga vila São José. Como o Projeto Aceleração do Crescimento - PAC e Vila Viva do Governo Federal, tivemos o início da retirada dos antigos e novos moradores para posterior reasentamento em apartamentos construídos no mesmo espaço com verbas cedidas pelo governo Federal.
O QUE QUEREMOS FAZER ?
Vamos realizar um trabalho em grupo, procurando desenvolver uma metodologia de percepção, reconhecimento e apropriação dos espaços utilizando como suporte as novas tecnologias de informação e de comunicação. Neste primeiro semestre realizaremos passeios pelo Bairro São José, verificando, através dos nossos sentidos como estão suas ruas, suas praças, área de lazer, os apartamentos, as áreas verdes e a ocupação dos espaços pelos moradores. O registro será feita pela observação, com produção de textos, tiragem de fotos, entrevistas, mapeamento e depoimentos.
QUAL PROBLEMA QUEREMOS SUPERAR ?
Através dessa ação, pretende-se montar um conjunto de fatos e idéias que culminam com a elaboração de um documento sobre a realidade do bairro hoje, tentando estabelecer um contraponto com tudo o que era a vila São José nos primeiros anos de sua fundação.
Ocorre que nos anos de 2003 a 2007 conseguimos junto a um grupo de alunos e moradores resgatar a História de construção da Vila São José, seu início, como era este espaço e em que circunstâncias se deu a sua ocupação, além da fundação da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo em um terreno doado pelo Senhor Ignácio de Andrade Melo, daí o nome da Escola. Como os dados coletados, entrevistas e depoimentos de vários e significativos moradores, foi possível criar uma memória do Bairro, muito bem registrada no blog vilanossanossavila@blogspot.com que pode ser5 acessado pelas pessoas quando navegando em rede. É com grande satisfação que tornamos público este acontecimento: 4 anos de pesquisas e registros para construir 33 anos da fundação de um aglomerado. E hoje somos testemunho do fim desta vila e o recomeço de um bairro, o bairro São José com todo o suporte para habitação e infraestrutura essencial a uma moradia com dignidade.: são pátios livres, áreas verdes, apartamentos , corredores, ruas e passeios que favorecem o livre trânsito das pessoas. Para os moradores é uma mudança significativa, pois saíram de um reduto de casebres, tapuas e aglomerados, com seus becos, ruelas, pinguelas, sem nenhuma infraestrutura de saneamento para uma habitação mais digna, direito de qualquer cidadão. Registrar isso faz parte da história. Aliás, é a continuidade da história. E nós, somo parte desta história.
PARA QUE ?
Um dos fatores que mais nos chama a atenção é o fato de que nesse novo ambiente, nessa nova organização de prédios e apartamentos implica para esse morador o reconhecimento de novas formas de relacionamentos entre pessoas e coisas. Sabe-se das regras impostas pela convivencia em grupo, dos limites impostos, dos contratos na relações, da ética própria do ser humano, dos valores implictos, enfim , de uma questão de direitos e deveres para todos, sem distinção de classe, sexo, cor, etnia ou preferencias. Entender como isto se dá e como cada um administra isso nesse novo espaço é fundamental para a manutenção da ordem. E a violência ? A que ponto anda ? E os reflexos no padrão de vida, em que foi afetado ? Ou não afetou ? De onde estou para onde vou ? E o sentimento de pertencimento, a estima das pessoas? Como se vêm e como vêem o mundo ? Como são vistas pelos vizinhos que ali já estavam muito antes da apropriação deste espaço ? São muitas questões que, somente através da compreensão e do discernimento de como é viver neste novo espaço, associado ao cobhecimento do contexto ao qual estão inseridos é que somos capazes de atuar e promover ações satisfatórias para um povo que sempre se viu excluído e à mercê da sociedade.
Em assim sendo, agregaremos mais informações , possibilitando a complementação e a juda na tentativa de entender este lugar como um lugar bom, onde vivem, crescem e evoluem pessoas.
COMO VAMOS CONCRETIZAR O PROJETO ?
São alunos de 4 salas de aula, num total de aproximadamente 80 alunos. Serão divididos em 4 grupos, que, orientados pelos professores Assis, Jacqueline, Andréa e Lenilda farão um levantamaneto do imaginário sobre os entornos da escola. O registro dessa atividade se dará na produção de textos, desenhos, mapas dos trajetos por eles percorridos e discussões sobre o que eles observaram.
Num segundo momento, estes mesmo grupos partem para a percepção primária do espaço, anotando suas impressões e confecionando novos mapas a partir de suas caminhadas.
Em sala de aula deverão comparar o imaginário inicial e o material desenvolvido a partir da percepção primária individual.
No segundo semestre faremos mural de fotografias, maquetes , entrevistas e busca de depoimentos, quando então todo o material produzido poderá ser exposto na escola para apreciação dos demais alunos e moradores da Vila São José.
QUEM SOMOS ?
Somos alunos da Escola Muncipal Ignácio de Andrade Melo, cursando o 7º, 8º e 9º ano e moradores da Vila São José e nas suas imediações. Somos privilegiados uma vez, muitos de nós, morávamos na antiga vila São José. Como o Projeto Aceleração do Crescimento - PAC e Vila Viva do Governo Federal, tivemos o início da retirada dos antigos e novos moradores para posterior reasentamento em apartamentos construídos no mesmo espaço com verbas cedidas pelo governo Federal.
O QUE QUEREMOS FAZER ?
Vamos realizar um trabalho em grupo, procurando desenvolver uma metodologia de percepção, reconhecimento e apropriação dos espaços utilizando como suporte as novas tecnologias de informação e de comunicação. Neste primeiro semestre realizaremos passeios pelo Bairro São José, verificando, através dos nossos sentidos como estão suas ruas, suas praças, área de lazer, os apartamentos, as áreas verdes e a ocupação dos espaços pelos moradores. O registro será feita pela observação, com produção de textos, tiragem de fotos, entrevistas, mapeamento e depoimentos.
QUAL PROBLEMA QUEREMOS SUPERAR ?
Através dessa ação, pretende-se montar um conjunto de fatos e idéias que culminam com a elaboração de um documento sobre a realidade do bairro hoje, tentando estabelecer um contraponto com tudo o que era a vila São José nos primeiros anos de sua fundação.
Ocorre que nos anos de 2003 a 2007 conseguimos junto a um grupo de alunos e moradores resgatar a História de construção da Vila São José, seu início, como era este espaço e em que circunstâncias se deu a sua ocupação, além da fundação da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo em um terreno doado pelo Senhor Ignácio de Andrade Melo, daí o nome da Escola. Como os dados coletados, entrevistas e depoimentos de vários e significativos moradores, foi possível criar uma memória do Bairro, muito bem registrada no blog vilanossanossavila@blogspot.com que pode ser5 acessado pelas pessoas quando navegando em rede. É com grande satisfação que tornamos público este acontecimento: 4 anos de pesquisas e registros para construir 33 anos da fundação de um aglomerado. E hoje somos testemunho do fim desta vila e o recomeço de um bairro, o bairro São José com todo o suporte para habitação e infraestrutura essencial a uma moradia com dignidade.: são pátios livres, áreas verdes, apartamentos , corredores, ruas e passeios que favorecem o livre trânsito das pessoas. Para os moradores é uma mudança significativa, pois saíram de um reduto de casebres, tapuas e aglomerados, com seus becos, ruelas, pinguelas, sem nenhuma infraestrutura de saneamento para uma habitação mais digna, direito de qualquer cidadão. Registrar isso faz parte da história. Aliás, é a continuidade da história. E nós, somo parte desta história.
PARA QUE ?
Um dos fatores que mais nos chama a atenção é o fato de que nesse novo ambiente, nessa nova organização de prédios e apartamentos implica para esse morador o reconhecimento de novas formas de relacionamentos entre pessoas e coisas. Sabe-se das regras impostas pela convivencia em grupo, dos limites impostos, dos contratos na relações, da ética própria do ser humano, dos valores implictos, enfim , de uma questão de direitos e deveres para todos, sem distinção de classe, sexo, cor, etnia ou preferencias. Entender como isto se dá e como cada um administra isso nesse novo espaço é fundamental para a manutenção da ordem. E a violência ? A que ponto anda ? E os reflexos no padrão de vida, em que foi afetado ? Ou não afetou ? De onde estou para onde vou ? E o sentimento de pertencimento, a estima das pessoas? Como se vêm e como vêem o mundo ? Como são vistas pelos vizinhos que ali já estavam muito antes da apropriação deste espaço ? São muitas questões que, somente através da compreensão e do discernimento de como é viver neste novo espaço, associado ao cobhecimento do contexto ao qual estão inseridos é que somos capazes de atuar e promover ações satisfatórias para um povo que sempre se viu excluído e à mercê da sociedade.
Em assim sendo, agregaremos mais informações , possibilitando a complementação e a juda na tentativa de entender este lugar como um lugar bom, onde vivem, crescem e evoluem pessoas.
COMO VAMOS CONCRETIZAR O PROJETO ?
São alunos de 4 salas de aula, num total de aproximadamente 80 alunos. Serão divididos em 4 grupos, que, orientados pelos professores Assis, Jacqueline, Andréa e Lenilda farão um levantamaneto do imaginário sobre os entornos da escola. O registro dessa atividade se dará na produção de textos, desenhos, mapas dos trajetos por eles percorridos e discussões sobre o que eles observaram.
Num segundo momento, estes mesmo grupos partem para a percepção primária do espaço, anotando suas impressões e confecionando novos mapas a partir de suas caminhadas.
Em sala de aula deverão comparar o imaginário inicial e o material desenvolvido a partir da percepção primária individual.
No segundo semestre faremos mural de fotografias, maquetes , entrevistas e busca de depoimentos, quando então todo o material produzido poderá ser exposto na escola para apreciação dos demais alunos e moradores da Vila São José.
DE VILA SÃO JOSÉ A BAIRRO SÃO JOSE
TRATA-SE DA CONTINUIDADE DE UM PROJETO QUE COMEÇOU EM 2003 SE ESTENDENDO ATÉ 2007 E AGORA, EM 2011 QUEREMOS TERMINÁ-LO.
VEM COMIGO NESTA NOVA AVENTURA !
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