DIÁRIO DE BORDO – PROJETO VILANOSSANOSSAVILA
Dia 17 de agosto conversamos com os alunos do 9º ano – Falamos do projeto Resgate da História da Vila São José , do projeto Rede lê, da criação da Escola Municipal, com a doação do terreno pelo Sr. Ignácio de Andrade Melo, das mudanças que vem ocorrendo na vida das pessoas e do bairro, com a reestruturação da vila São José, enfim, dos projetos que acontecem na escola e na comunidade e eles se mostraram interessados em apresentar isto para outras escola de Belo Horizonte. Estabelecemos critérios para composição do grupo, falamos do compromisso para com o trabalho e para com os colegas. Em relação ao prêmio, como foram mais de 4 pessoas interessadas, decidimos que faremos um sorteio entre os participantes. Muito entusiasmados, compuseram os grupos e deram início às idéias do que poderiam fazer. Pensamos em construir uma linha de tempo sobre a História da Vila São José. O passado, o presente sendo revelado na forma de falas dos moradores, fotos, reportagens, pesquisas e depoimentos. A idéia da construção de maquetes,m de murais de fotos, de montagem de vídeos, filmagens, banner, etc. Conversamos com a Direção da escola que muito simpática com a possibilidade de divulgação de tudo o que está acontecendo na escola e nos arredores da escola, deu total apoio ao projeto, dispondo de tudo aquilo que precisássemos .
Alguns alunos, como o Pedro Henrique me mostra um pequeno esboço do que ele irá fazer em relação à história da Vila. Alexssander também, juntamente com o Jhonatas já começa a coletar material para sua reportagem que ele gostaria que estivesse na forma de apresentação em datashow. Larissa, Juliane e Ana Cristina se dizem empolgadas com a Maquete que estão fazendo e que está ficando chique. Natalia e Nathaly também já estão bem avançadas no seu trabalho. Eu, professor Assis estou coletando todo o material que tenho em meus arquivos do computador da escola de todo o material relativo à vila São José, aos projetos da escola e documentos na biblioteca para a organização e formas de montagem de todo o material disponível que temos.
DIA 01 de setembro, ÀS 13H E 30 minutos nos reunimos na sala de arte da escola para traçar algumas metas. Alexssander trouxe o seu Notbook para mostrar como estava o trabalho de reportagem sobre a Vila São José. São depoimentos de moradores, visitação às famílias, relatos de como se deu a ocupação da vila, o reassentamento das famílias, como isso se deu. Fez um levantamento de dados sobre o número de moradores, famílias, número de ocupantes das casas, escolaridade, profissão, expectativas das pessoas e sentimento em relação às transformações que estão ocorrendo. Conversamos sobre qual a melhor maneira de fazer essa apresentação e ficamos de conseguir mais imagens sobre a vila para anexar à sua reportagem.
A aluna Natalia, Carla Ariane , Larissa e Nathaly solicitaram material para a confecção das maquetes. Isso foi resolvido.
A aluna Cíntia e Fernanda, além de maquetes também gostariam de fazer um mural de fotos dos projetos que acontecem na escola e que estão registrados na forma de fotos. Usando TNT de cores diferentes, pretendem colar as fotos usando fita dupla face e estas ficam estendidas. O mural pode ser de um projeto que ocorreu à noite “Beleza Negra”, outro é a Visita ao Parque de Exposições, visita à Galeria Guignard, ao Palácio das Artes, Ao museu de artes e Ofícios, Projeto Museu da Pessoa e Memórias de nossa Terra, a entrevista com dona Heloísa, as comemorações com os 20 anos da EMIAM .
Temos também o Portifólio elaborado e coordenado pela Professora Heloísa juntamente com seus alunos e que envolve a vila e a escola.
Decidimos que na estante teremos uma TV e um DVD para apresentação de vídeos, filmes e apresentações de tudo aquilo que foi produzido, criado e editado pelos alunos. São vídeos bastante significativos e que refletem o pensamento dos moradores da vila. Entre esses vídeos podemos destacar:
A mostra plural em 2007, o street dance, as oficinas de capoeira , Memórias de Nossa Terra, Teatro e Musica na Escola, Danças do mundo, Natal na Vila, O terreno doado pelo sr. Ignácio de Andrade, O residencial São José, a entrevista de Dona Heloísa, a escola e seus alunos, enfim, o projeto Cartografia, com a deriva feita pelos alunos durante a percepção da vila pelos dos alunos pelos através dos órgãos dos sentidos .
Será montado um banner sistematizando todo o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário