sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PROJETO DIÁRIO DE BORDO - FEIRA DE CIÊNCIAS , CULTURA E TECNOLOGIA

DIÁRIO DE BORDO – PROJETO VILANOSSANOSSAVILA

Dia 17 de agosto conversamos com os alunos do 9º ano – Falamos do projeto Resgate da História da Vila São José , do projeto Rede lê, da criação da Escola Municipal, com a doação do terreno pelo Sr. Ignácio de Andrade Melo, das mudanças que vem ocorrendo na vida das pessoas e do bairro, com a reestruturação da vila São José, enfim, dos projetos que acontecem na escola e na comunidade e eles se mostraram interessados em apresentar isto para outras escola de Belo Horizonte. Estabelecemos critérios para composição do grupo, falamos do compromisso para com o trabalho e para com os colegas. Em relação ao prêmio, como foram mais de 4 pessoas interessadas, decidimos que faremos um sorteio entre os participantes. Muito entusiasmados, compuseram os grupos e deram início às idéias do que poderiam fazer. Pensamos em construir uma linha de tempo sobre a História da Vila São José. O passado, o presente sendo revelado na forma de falas dos moradores, fotos, reportagens, pesquisas e depoimentos. A idéia da construção de maquetes,m de murais de fotos, de montagem de vídeos, filmagens, banner, etc. Conversamos com a Direção da escola que muito simpática com a possibilidade de divulgação de tudo o que está acontecendo na escola e nos arredores da escola, deu total apoio ao projeto, dispondo de tudo aquilo que precisássemos .

Alguns alunos, como o Pedro Henrique me mostra um pequeno esboço do que ele irá fazer em relação à história da Vila. Alexssander também, juntamente com o Jhonatas já começa a coletar material para sua reportagem que ele gostaria que estivesse na forma de apresentação em datashow. Larissa, Juliane e Ana Cristina se dizem empolgadas com a Maquete que estão fazendo e que está ficando chique. Natalia e Nathaly também já estão bem avançadas no seu trabalho. Eu, professor Assis estou coletando todo o material que tenho em meus arquivos do computador da escola de todo o material relativo à vila São José, aos projetos da escola e documentos na biblioteca para a organização e formas de montagem de todo o material disponível que temos.

DIA 01 de setembro, ÀS 13H E 30 minutos nos reunimos na sala de arte da escola para traçar algumas metas. Alexssander trouxe o seu Notbook para mostrar como estava o trabalho de reportagem sobre a Vila São José. São depoimentos de moradores, visitação às famílias, relatos de como se deu a ocupação da vila, o reassentamento das famílias, como isso se deu. Fez um levantamento de dados sobre o número de moradores, famílias, número de ocupantes das casas, escolaridade, profissão, expectativas das pessoas e sentimento em relação às transformações que estão ocorrendo. Conversamos sobre qual a melhor maneira de fazer essa apresentação e ficamos de conseguir mais imagens sobre a vila para anexar à sua reportagem.

A aluna Natalia, Carla Ariane , Larissa e Nathaly solicitaram material para a confecção das maquetes. Isso foi resolvido.

A aluna Cíntia e Fernanda, além de maquetes também gostariam de fazer um mural de fotos dos projetos que acontecem na escola e que estão registrados na forma de fotos. Usando TNT de cores diferentes, pretendem colar as fotos usando fita dupla face e estas ficam estendidas. O mural pode ser de um projeto que ocorreu à noite “Beleza Negra”, outro é a Visita ao Parque de Exposições, visita à Galeria Guignard, ao Palácio das Artes, Ao museu de artes e Ofícios, Projeto Museu da Pessoa e Memórias de nossa Terra, a entrevista com dona Heloísa, as comemorações com os 20 anos da EMIAM .

Temos também o Portifólio elaborado e coordenado pela Professora Heloísa juntamente com seus alunos e que envolve a vila e a escola.

Decidimos que na estante teremos uma TV e um DVD para apresentação de vídeos, filmes e apresentações de tudo aquilo que foi produzido, criado e editado pelos alunos. São vídeos bastante significativos e que refletem o pensamento dos moradores da vila. Entre esses vídeos podemos destacar:

A mostra plural em 2007, o street dance, as oficinas de capoeira , Memórias de Nossa Terra, Teatro e Musica na Escola, Danças do mundo, Natal na Vila, O terreno doado pelo sr. Ignácio de Andrade, O residencial São José, a entrevista de Dona Heloísa, a escola e seus alunos, enfim, o projeto Cartografia, com a deriva feita pelos alunos durante a percepção da vila pelos dos alunos pelos através dos órgãos dos sentidos .

Será montado um banner sistematizando todo o projeto.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

PRAZER EM RECEBÊ-LO COMO VISITANTE.



APÓS NAVEGAR PELAS IMAGENS E TEXTOS, APROVEITE E DEIXE UM COMENTÁRIO. E TAMBÉM, FAÇA UMA AVALIAÇÃO DURANTE SUA VISITAÇÃO .



É MUITO BOM SABER QUEM É VOCÊ !



juassis.blogspot.com; http://oficinaredele.blogspot.com

Uma realidade na vila São José

Uma realidade na vila São José
Porcos se misturando ao lixo

Projeto Cartografias

Projeto Cartografias
Alunos realizando a observação da vila São José

Projeto Cartografias

Projeto Cartografias
Alunos se preparando para a deriva

Atendimento aos pais

Atendimento aos pais
Vice-Diretora Shyrlene e uma mãe de aluno

Histórias da Nossa Terra

Histórias da Nossa Terra
Projeto desenvolvido pelas Professoras Márcia, Regina e Cláudia

Maquetes

Maquetes
Predinhos da Vila São José

maquete da EMIAM

maquete da EMIAM
Maquete feita pelas Alunas Sabrine, Bárbara e Bianca

Vice-Diretora Shyrlene - 2006-2008

Vice-Diretora Shyrlene - 2006-2008
Esta é Shyrlene, nossa Vice-Diretora da Escola

Diretora da Escola Municipal Ignácio de A. Melo

Diretora da Escola Municipal Ignácio de A. Melo
Esta é a atual Diretora da Escola, Suzana

Nossa Escola em 2006

Nossa Escola em 2006
No ano de 2006 a escola foi toda pintada na cor amarela.

Professor Assis

Professor Assis
Numa visita á Fundação zooBOTÂNICA

IGREJA SÃO THIAGO MAIOR

IGREJA SÃO THIAGO MAIOR

Mostra Plural

Mostra Plural
Exposição dos trabalhos do Projeto Cartografias

Colírio para os olhos

Colírio para os olhos

O que mais lhe chamou a tenção em nosso blog ?

Que bom falar com você !

Seja Bem-vindo ao nosso blog. Esteja a vontade para navegar, pesquisar, visualizar e comentar.
Sua contribuição para o blog é muito importante.
Todosd os dias, estamos navegando pelo blog e registrando os comentários que são feitos.
UM ABRAÇO
Administrador e alunos da EMIAM
Powered By Blogger

Coleta seletiva de lixo

Coleta seletiva de lixo
Pastoral da Criança da Vila São José acolhe crianças da vila num projeto de educação e meio ambiente, envolvendo a coleta de garrafas pet,

reforma da escola - ano de 2004

reforma da escola - ano de 2004

Professora Vania vestida de papai Noel

Professora Vania vestida de papai Noel
De surpresa, sem que ninguém esperasse a Professora Vania, 2º ciclo aparece vestida de papei noel, para alegria de toda a criançada

O SOM DO CORAÇÃO

  • ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
  • AMOR ALÉM DA VIDA
  • AVATAR
  • EM BUSCA DA FELICIDADE
  • ESCRITORES DA LIBERDADE
  • IRMÃO SOL IRMÃ LUA
  • MAMMA MIA