Professora Dra. Regina Helena Alves da Silva
Coordenadora do Projeto Rede Lê.
Ela é a responsável pela elaboração, implantação e desenvolvimento da Rede.Lê em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED).
PREFEITURA REALIZA SEMINÁRIO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA REDE.LÊ
O I Seminário Político Pedagógico da Rede.Lê – As Novas Tecnologias na Escola –, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, terminou ontem. O evento teve início no dia 3, com a cerimônia de abertura no auditório da Escola Municipal Arthur Versiani Velloso, localizada no bairro Santo Antônio. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas, entre alunos e professores das escolas municipais, universitários e demais profissionais que trabalham com o uso das novas tecnologias nas escolas.
No seminário, foram discutidos temas como “O professor e as novas tecnologias de informação e comunicação”, “O laboratório de informática na escola”, “As novas tecnologias de informação e comunicação como recursos pedagógicos” e “Projetos colaborativos”. A programação de terça-feira, dia 4, e de quarta-feira ocorreu no auditório da Escola Municipal Arthur Versiani Velloso e em salas da Escola Municipal Caio Líbano Soares, no bairro Santo Antônio.
As atividades do seminário foram registradas por meio de gravações em vídeo. A produção ficou por conta de nove alunos da Escola Municipal Agenor Alves de Carvalho, da Regional Nordeste. Para isso, os estudantes participaram de oficina de elaboração de roteiros e técnicas de filmagem, uso dos equipamentos e realização de entrevistas. Em setembro, eles puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a cobertura da Mostra Plural.
O coordenador do projeto Rede.Lê pela Secretaria Municipal de Educação e interlocutor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Alberto Campos, explica que a idéia é adequar os procedimentos e as atividades do dia-a-dia escolar à realidade das novas mídias, utilizando as possibilidades oferecidas pela informática e pelo universo em rede. “Produções em rádio e TV têm permitido aos alunos aprimorar suas habilidades e despertado, ainda mais, o interesse pelo aprendizado”, destaca.
Internauta-cidadão
Na tarde de terça-feira, foram ministradas oficinas de vídeo, áudio, blog e fotografia. Uma das intenções dessa iniciativa é formar internautas conscientes da postura ética que devem assumir diante da liberdade oferecida pela internet. “O usuário da rede precisa ser, antes de tudo, um cidadão que saiba respeitar o ser humano, pois a web não oferecer restrições ou filtro eficiente para aquilo que nela é veiculado”, ressalta Alberto Campos. O curso também buscou uma reflexão sobre a importância de escolher bem o conteúdo que será postado em um blog, por exemplo, de modo a não expor imagens e textos agressivos ou preconceituosos.
O coordenador do projeto salienta que “são inúmeras as possibilidades de veiculação de opiniões, fatos e outros registros na rede, portanto, a escola desempenha um papel imprescindível de formação e orientação do jovem para que ele mesmo seja mais criterioso em suas escolhas de acesso ao mundo virtual”.
Tudo o que foi produzido e discutido nas oficinas dessas quatro mídias estará disponível no blog oficial do seminário, no endereço eletrônico www.oficinaredele.blogspot.com.
Rede.Lê
A Rede de Inclusão e Letramento Digital (Rede.Lê) é um projeto que promove o intercâmbio de culturas, via internet, entre diversas comunidades de Minas Gerais, situadas em Belo Horizonte, Contagem, Montes Claros, Santana do Riacho (Serra do Cipó), Diamantina e São João das Missões com o objetivo de formar uma rede social de comunicação.
A Rede.Lê é uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a UFMG, que abrange pontos de cultura em todo o Estado, incluindo nove escolas das regionais da Prefeitura. A proposta é estimular o desenvolvimento de ações já existentes e incentivar a criação de novos projetos, fazendo com que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação não se restrinja à alfabetização digital e se torne instrumento de cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário